Palestrantes

Alessandra Sanches Santos

USGAAP Global Process Leader – DUPONT DO BRASIL
Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há 18 anos atua na área financeira, com vasta experiência em contabilidade, incluindo IFRS e USGAAP, gestão financeira, gestão de custos e orçamentos. É Coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação em Contabilidade Internacional da Trevisan Escola de Negócios. Professora das disciplinas de Contabilidade Avançada, Controladoria e Contabilidade Internacional da Trevisan Escola de Negócios. Professora dos cursos de Pós-Graduação das disciplinas de Contabilidade e Finanças da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professora dos cursos de Pós-Graduação das disciplinas de Contabilidade Avançada e Internacional da Faculdade Álvares Penteado – FECAP.

Auro de Quadros Machado

Advogado. Consultor Jurídico Empresarial; Mestre em Direito Público na PUCRS; Professor na Pós Graduação em Direito Penal Econômico em Porto Alegre na Verbo Jurídico, Direito Ambiental na FIJO/PUCRS e na Escola Bom Pastor em Nova Petrópolis – RS. Instrutor de cursos empresariais em todo o Brasil. Publicou artigos em revistas especializadas, e de textos doutrinários, entre outros; Palestrante e Conferencista em diversos Seminários, Congressos e Cursos, ministrados por todo o Brasil. Parecerista. Atuou na Emater/RS como Chefe da Assessoria Jurídica e foi Procurador-Adjunto do Município de São Leopoldo.

Eduardo Luzio

Economista pela FEA-USP, PhD em Economia e MS em Finanças pela University of Illinois. Sócio Gero Consultoria Econômico Financeira, trabalha em M&A, reestruturação financeira, avaliação de empresas e financiamentos à projetos desde 1995. Já participou de 25 transações bem sucedidas nestas áreas.
Foi professor de Valuation e Finanças Corporativas na FIPE-USP e PECE-POLI-USP entre 1998/2006. Atualmente é professor da FGVSP nestes temas e professor de avaliação de projetos no Canal Energia.
Trabalhou como consultor do Banco Mundial, em Washington, DC, em questões de finanças públicas e economia industrial.
Possui publicações acadêmicas no Brasil e nos Estados Unidos, dentre elas destaca-se o recém lançados: “Finanças Corporativas: Teoria & Práticas. Estudos de Caso Geração e Destruição de Valor em Empresas”, da Editora Cengage.

Célia Bueno de Andre Plothow

Sócia-Diretora Célia Plothow Consultoria
Atua no desenvolvimento de projetos de gestão por competências e de remuneração em empresas de vários setores.
Professora de Pós Graduação, MBA’s e cursos in company pela FIA (Fundação Instituto de Administração) nos temas relacionados à Gestão de Pessoas, carreiras e remuneração.
Foi por oito anos Gerente de Projetos da Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações (Prof. Joel Dutra).
Mestre em Administração de Empresas pela FEA/ USP (área de pesquisa – remuneração e recompensas). Experiência executiva na área de Recursos Humanos adquirida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte de segmentos variados.
Publicações: Remuneração por Competências: alternativas e implicações. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. (co-autora).

Juíza Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro

Doutora em direito do trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito do trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), especialista em direito do trabalho pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Professora titular de direito processual do trabalho da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Professora convidada dos cursos de pós-graduação da FGV. Professora convidada dos cursos de pós-graduação da Escola Superior de Advocacia (OAB). Palestrante na Associação dos Advogados de São Paulo. Juíza do Trabalho, titular da 5a. Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo.

Bruno Augusto Loureiro Leandro

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos
Com Ampla experiência profissional em:

Elaboração de pareceres jurídicos em diversas áreas do Direito Público.
Elaboração de minutas de projetos de lei, decretos e demais atos normativos no âmbito municipal.
Elaboração de editais de licitação.
Elaboração de defesas junto aos Tribunais de Contas dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Elaboração de defesas de Prefeitos junto ao Poder Judiciário.
Análise jurídica de contratos e convênios com o setor público.
Atendimento ao cliente (pessoal, telefone e e-mail).
Assessoria in loco nas entidades da Administração Direta e Indireta.
Ex funcionário da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, onde trabalhou por 06 anos, desenvolvendo atividades como: elaboração dos editais; análise de documentos para habilitação jurídica para participação no Certame; análise e resposta de toda a parte recursal desde simples questionamento do edital à impugnação do mesmo e participação ativa na abertura de processos licitatórios como Pregoeiro
Professor convidado para ministrar aulas sobre licitação para o curso de Markenting do Centro Universitário Newton Paiva.
Professor do Curso de extensão sobre licitações oferecido pelo Centro Universitário Newton Paiva.
Curso sobre licitações e contratos administrativos ministrados em vários municípios de Minas Gerais e em outros Estados, tais como São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro.
Curso sobre licitações e contratos administrativos ministrado na FAMINAS – Faculdade de Minas em Muriaé.
Curso sobre licitações e contratos administrativos ministrado na UNEC – Centro Universitário de Caratinga.

Karen Gimenez

Jornalista (FMU/FIAM), Geógrafa (USP), Gestora do Terceiro Setor (Unicsul/Comunitas) e Coach profissional, pessoal e de equipes (Centro Nacional de Coaching). Experiência de mais de 20 anos em Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade e, mais recentemente, também com Coaching individual e de equipes. Trabalhou na grande imprensa em veículos como Folha de São Paulo, Diário de São Paulo e revista Superinteressante. Em Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social atuou internamente ou prestando serviços para empresas, agências e instituições como: FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, Instituto Ethos, Holcim (incluindo Instituto Holcim e Holcim Foundation), McDonald’s, Fundação Odebrecht, Universidade Solidária (com a ex-primeira-dama Ruth Cardoso), S2Publicom, MVL Comunicação, entre outros. É autora de quatro livros.
Hoje trabalha como coach e consultora nas áreas de comunicação e sustentabilidade por meio da CCS – Coaching, Comunicação e Sustentabilidade: http://ccs-karengimenez.blogspot.com.br.

Leonardo Haussen

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Economista pela UFRGS, Especialista em Marketing e Finanças pelo PPGA/UFRGS, em Contabilidade pela FGV-RS e em Administração da Produção pela PUC-RS. Experiência profissional de mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de planejamento, finanças e controladoria, incluindo período de 4 anos nos EUA e de 10 anos como Controller de divisões da Dana Corp. no Brasil. Consultor e Professor de Estratégia de Empresas em cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA presenciais e online, e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC.

Desembargadora Lílian Gonçalves

Desembargadora do trabalho do TRT da 2a.região, Diretora da Escola de Magistratura do TRT da 2a. região e professora de pós graduação de várias instituições.

Luís Antônio Carvalheiro Pires

Gerente de Auditoria Interna da Engenharia e Construções CAMARGO CORRÊA
MBA em Auditoria e Controladoria pela Ohio University e Fundação Getúlio Vargas/Campinas. Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria e Bacharel em Ciências Contábeis. É palestrante em conferências, congressos e fóruns sobre Auditoria, Riscos Operacionais e Controles Internos. Profissional com mais de 22 anos de experiência em Auditoria Interna e Externa, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais. Experiência em Auditoria nos Estados Unidos, México, Peru, Suriname, África do Sul, Angola e Moçambique, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Argentina. Atualmente é Gerente de Auditoria Interna e Controles Internos da Engenharia e Construções Camargo Corrêa S/A, com atuação na América Latina, América Central e África.

Luiz Ferreira Xavier Borges

Advogado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Doutorando pela COPPE/ UFRJ, Mestre em Direito Econômico pela UFRJ (1985), com Especialização em Project Finance (1997) pela American University, Washington, D.C., EUA e Cursos nos Estados Unidos na UCSN, Califórnia em Economia Internacional (1996), Florida International University e University of Miami, em International Business, Flórida (1995). Advogado aposentado do BNDES (1976 a 2009), responsável por análise e acompanhamento de projetos de investimento e de privatização, já tendo exercido cargos executivos nas áreas operacionais (Project Finance e PPP), consultoria jurídica, de privatização, financeira e internacional. Professor de Direito Econômico no Rio de Janeiro em Pós-Graduação (Fundação Getúlio Vargas, COPPE e IBMEC). Consultor, junto ao governo de Angola para estruturação de contrato de investimentos de longo prazo e PPP. Luanda (1987 e 2010). Consultor e professor da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE. Palestrante em diversas Universidades, Instituições de Pesquisa e Associações de Classe no Brasil e no exterior. Autor de diversos artigos e trabalhos na área de Direito Econômico, com alguns artigos publicados no exterior. Exerceu cargos de Conselheiro da FAPES e de empresas dos setores elétrico e de telecomunicações.

Luiz Roberto Canier

Considerado pela HSM Seminários como um dos mais notáveis palestrantes brasileiros em temas sobre estratégias de negócios. Palestrante por 6 anos consecutivos da EXPOMANAGEMENT o maior evento mundial de palestras empresariais. Nos últimos 15 anos suas palestras, seminários e cursos foram assistidos por mais de 300 mil participantes de primeiro nível no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Canadá.
Coordenador Acadêmico e Professor de Estratégia e Inovação na EAESP da FGV – Fundação Getúlio Vargas desde 1984. Professor de Liderança e Estratégia da FDC –Fundação Dom Cabral para cursos especiais a Presidentes e Altos Executivos.
Consultor em Inovação da ABIMAQ –Associação Brasileira da Indústria de Máquinas .Sócio do NETVIEW Consulting Group atendendo empresas como: Pfizer Animal; DELPHI; Becton Dickson ; PHILIPS ; Reebok; Roche; Remantec; AKZO-NOBEL;UOL -Universo-on-Line ; Symrise; Microservice; SKF; Kraft Foods; BASF ; Rolamentos FAG; Mahle Metal Leve; BMS -Bristol Myers Squibb; Convatec; Syngenta; BAYER CropScience no Brasil Argentina, Chile e Colômbia, dentre outras .
Membro do Conselho de Administração de instituições como: ABPA – Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes, Fundação Ecovida -para o Desenvolvimento Sustentável do Homem e da Natureza, dentre outras.

Lucas Pessôa Pedreira Lapa

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Contratos Empresariais e Arbitragem pela FGV/GVlaw. Profissional com experiência em escritórios renomados e empresas de grande porte, tendo atuado nas áreas de Infraestrutura, Contratos (EPC, turn-key, de fornecimento, aliança), Licitações e Contratos Públicos e Arbitragem. Atua sistematicamente em demandas envolvendo procedimentos de Mediação e Arbitragem e em projetos de Mineração, Siderurgia, Cimentos, Petróleo & Gás. Idiomas: Inglês e Espanhol. Participa como palestrante em seminários na área de Contratos de Infraestrutura, tratando de temas como Administração Contratual de Projetos; Elaboração e Negociação de Contratos de Engenharia e Construção, Elaboração e Gestão de Pleitos e Licitações e Contratos Públicos.

Patrícia Lelis Assunção Pinheiro

LL.M em Direito Internacional dos Negócios pela American University – Washington College of Law. Educação Continuada em Contratos de Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UniDF). É Membro da ABCI – Analistas Brasileiros para o Comércio Internacional. Profissional com experiência em empresas de grande porte – líderes de mercado no segmento de Infraestrutura e Óleo e Gás, atuando em licitações e contratos internacionais e nacionais, tais como contratos de EPC, turn-key, de fornecimento, de concessão, e contratos modelo FIDIC. Atua sistematicamente em demandas envolvendo procedimentos de Mediação e Arbitragem e em projetos de Petróleo & Gás. Idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Ministra palestras, seminários e cursos envolvendo os segmentos de infraestrutura e gerenciamento jurídico de projetos.

Piraci Oliveira Jr.

Advogado. Mestre em Direito. Professor Universitário e de Pós Graduação na área Tributária. Instrutor de Cursos especializados no segmento de construção civil em órgãos de classe (OAB/São Paulo; CRC; SESCON). Autor de diversos livros e matérias voltadas ao tema.

Ricardo Rosa Reis

Presidente da Engeflex Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda. e Consultor
Engenheiro Civil, Advogado e Analista de Sistemas
Pós Graduado em Engenharia de Produção, com MBA em Finanças e MBA/LLM em Direito Corporativo, ambos pelo IBMEC
Presidente da Engeflex Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda., desde 1991, onde incorpora, administra, constrói e vende edifícios residenciais, comerciais e hotéis. Prêmio Máster Imobiliário com o Ed. Obra Prima/Sinduscon-PR
Consultor da Camargo Correa e da Rossi Residencial em incorporações de grande porte
Consultor Imobiliário e de Fundo de Investimento com base Imobiliária
Co-desenvolveu a tecnologia construtiva “Concreto Celular Moldado em Loco”
Idealizou, ajudou a desenvolver e viabilizar o MBA em Real Estate no Estação Business School
Broker imobiliário em NY, Florida e Brasil
Experiências em incorporações internacionais em Nova York e em Miami – USA

Roberto Rocha Lima

Engenheiro e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Diretor da Caio Calfat Real Estate Consulting, empresa de consultoria em planejamento de empreendimentos imobiliários. Trabalhou, dentre outras, como Diretor de Unidade de Negócios da Método Engenharia e Gerente de Projetos Senior da Promon Tecnologia, além de ter sido executivo de empresas de consultoria e de implantação de empreendimentos. Professor da USP/Fundação Carlos Alberto Vanzolini em Administração de Projetos e de Modelagem de Negócios na Construção Civil.

Selma Regina Carloto Martins

Professora titular de pós-graduação e MBA da Fundação Getúlio Vargas. Professora convidada das instituições: Damásio, Êxito Pro-Ordem e Idejur. Palestrante em treinamentos, congressos e seminários de Terceirização, Prevenção de Passivos Trabalhistas, Assédio Moral e Administração do Cotidiano Empresarial e Gestão de Pessoas. Possui fluência nos idiomas Inglês, Francês e Espanhol. Mestrado em Relações de Trabalho pela Universidade de Coimbra e especialista em Processo do Trabalho, pela faculdade autônoma de São Paulo, onde obteve nota 10 com louvor. Graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo e tendo iniciado o curso de Direito na Universidade de Direito de Coimbra. Participou do mestrado da PUC em Direito do Trabalho e é aluna especial do doutorado da USP, além de professora convidada da mesma.